Mamãs estejam sempre alertas!!!

20.4.06

Diarreia



Os nossos intestinos possuem biliões de bactérias anaeróbias e aeróbias, bem como leveduras, o que permite possuirmos um equilíbrio adequado em consequência dos efeitos biológicos destes microrganismos (produzem vitamina K e o complexo B, facilitam a digestão de certos alimentos, defendem-nos das infecções intestinais e diarreias, etc.).
Quando o equilíbrio é alterado, pode surgir uma DIARREIA.
SITUAÇÕES DE RISCO
Há diarreias que podem ser resolvidas facilmente. Mas, se está num dos grupos abaixo referidos, deve consultar o seu MÉDICO.
Crianças até 3 anos
Adultos com idade superior a 60 anos
Grávidas ou doentes crónicos com asma, úlcera, diabetes, etc.

Consulte imediatamente o seu MÉDICO se apresentar:
Fezes com sangue
Rigidez abdominal
Febres elevadas
Perda de mais de 5% do peso corporal
Diarreia com mais de 5-7 dias de persistência
TIPOS DE DIARREIAS
As DIARREIAS podem ter várias causas.
Infecciosa (provocada por vírus ou bactérias)
Infantil (na maioria provocada por rota vírus)
Do viajante (provocada por alterações da flora bacteriana intestinal em consequência da modificação de hábitos alimentares)
Por parasitose (alguns protozoários como a giardia e amibas)
Medicamentos (há medicamentos como certos antibióticos, que destroem as bactérias intestinais protectoras. Essa destruição do equilíbrio origina diarreias)
Alimentar (por intolerância a alimentos, alergia, excesso de gorduras, de picantes, deficiência metabólica, etc.)Quando a diarreia surge em pelo menos 2 pessoas que comeram o mesmo alimento, suspeite de uma infecção intestinal.

MEDIDAS A TOMAR
Embora existam muitos medicamentos para as diarreias NÃO OS TOME sem conselho do seu FARMACÊUTICO.Há medicamentos que podem mascarar uma diarreia de causa infecciosa, o que faz perigar a sua SAÚDE.Faça uma DIETA adequada, com muitos LÍQUIDOS e SAIS MINERAIS. Evite o leite, alimentos gordos e picantes.Se, com os medicamentos aconselhados pelo seu FARMACÊUTICO a diarreia não melhorar em 2-3 dias, deve consultar o seu MEDICO.

NÃO SE ESQUEÇA
A pior consequência das diarreias é a DESIDRATAÇÃO e a PERDA DE SAIS MINERAIS. Em caso de diarreia beba muita ÁGUA COM SAIS MINERAIS. Cada tipo de diarreia tem o seu tratamento de acordo com a causa desencadeante.
CONSULTE O SEU MÉDICO SE NÃO MELHORAR COM AS MEDIDAS QUE TOMOU