Mamãs estejam sempre alertas!!!

20.4.06

Papeira (Parotidite)



É uma doença aguda e contagiosa, causada por um vírus, que se manifesta principalmente pelo edema (inchaço) das glândulas salivares, que se tornam dolorosas, especialmente das situadas na zona do ângulo do maxilar inferior. Existem geralmente outros sintomas como febre, mal estar geral, e dores ao mastigar e engolir.
A parotidite afecta normalmente crianças entre os 5 e 15 anos, demorando cerca de 14 a 21 dias a incubar (período de tempo que vai desde que a pessoa se infecta com o vírus até ao início da doença propriamente dita). A fase de manifestações agudas da doença, geralmente não ultrapassa os 3 dias.
Nos adultos a doença é mais severa, sobretudo nos homens, em que aparecem edema e dores nos testículos em cerca de 20% dos casos. Pode também aparecer edema das meninges (membranas que recobrem o cérebro) em perto de 30% dos adultos, sendo a gravidade desta situação variável, mas requerendo sempre vigilância médica. As situações de esterilidade masculina e de meningoencefalite (meningite) são raras, e apenas numa pequena percentagem dos casos em que há inflamação daquelas estruturas.
Podem ainda aparecer outras complicações, raras, como por exemplo atingimento do pâncreas, ovários, coração ou tireóide.
O tratamento consiste geralmente em repouso na cama, ingestão de líquidos e controle das dores e edema com analgésicos ou anti-inflamatórios. No caso de surgirem sintomas menos comuns (inchaço dos testículos, dores abdominais, ou rigidez da nuca, por exemplo), deve ser contactado o médico.