Mamãs estejam sempre alertas!!!

20.4.06

Rabinho "assado"

Pomada para assaduras

Aprenda a fazer uma pomada excelente para acalmar a pele do seu bebé das vulgares assaduras provocadas pelas fraldas.

O eritema das fraldas, mais vulgarmente chamado de assaduras, ocorre quando a urina, a transpiração, humidade e substâncias irritantes presentes nas fraldas tornam a pele do bebé vermelha, dorida e húmida. Ocorrem, por isso mesmo, na zona das virilhas, órgãos genitais e glúteos.
De um modo geral deverá limpar o bebé com cuidado em cada muda de fralda e evitar deixá-lo com a fralda molhada durante várias horas. Sempre que possível, deixe-o estar sem fralda a apanhar ar na zona.
Pomada de maravilhas
A pomada de maravilhas (Calendula officinalis) pode ser adquirida já feita ou pode optar por fazê-la você mesmo em sua casa. Para isso:
1. Derreta vaselina 120 g numa tigela de vidro colocada em banho-maria numa panela com água a ferver. Junte 60 g da planta picada e deixe ferver em lume brando por 15 minutos, mexendo sempre.
2. Deite a mistura num saco de pano atado à borda de um jarro e deixe que o líquido coe através do pano.
3. Usando luvas de borracha, esprema o mais que puder a mistura quente de plantas através do saco para dentro do jarro.
4. Deite a pomada nos boiões antes que solidifique no fundo do jarro. Ponha a tampa em cada boião sem a enroscar. Quando a pomada tiver arrefecido, enrosque as tampas e rotule (coloque o nome da planta e para que fim será utilizada).
5. Aplique a pomada em cada muda de fralda, depois da limpeza da pele.