Mamãs estejam sempre alertas!!!

20.4.06

Sarampo



O sarampo é uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus, afectando normalmente crianças pequenas.
A transmissão faz-se por partículas de muco ou saliva que saem do nariz, boca ou garganta das pessoas infectadas. A altura em que existe maior risco de um doente infectar outra pessoa é desde os 2 a 4 dias anteriores ao aparecimento das manchas típicas do sarampo, até 2 a 5 dias depois.
Sendo uma pessoa infectada, após um período de incubação de 7 a 14 dias aparecem os sintomas da doença, que são a febre, corrimento nasal, e vermelhidão dos olhos. É também comum o aparecimento de pequenos pontos brancos dentro da boca (face interna das bochechas), chamadas manchas de Koplick, a que se segue o típico aparecimento das manchas vermelhas na pele (exantema), primeiro na face e depois no resto do corpo, manchas essas que se caracterizam por desaparecer momentaneamente à pressão com um dedo. Ao fim de 4 a 7 dias desaparecem os sintomas.
O tratamento consiste em repouso no leito, e controle da febre e dores com analgésicos antipiréticos.
Um ataque de sarampo confere imunidade para o resto da vida. Como principal complicação, felizmente rara, pode surgir uma encefalite (inflamação do cérebro), que por sua vez pode resultar doença cerebral crónica, atraso intelectual convulsões e anomalias motoras nas crianças e adolescentes, sendo frequentemente fatal.
O sarampo numa mulher grávida pode trazer problemas para o feto, pelo que é recomendável a vacinação em caso de gravidez