Mamãs estejam sempre alertas!!!

20.4.06

Segurança em casa

Móveis, quadros...
Evite toalhas de mesa, fios de candeeiros ou outros objectos soltos que possam servir de suporte para a criança se pôr de pé. Todos os móveis, estantes ou prateleiras deverão estar bem fixos à parede de forma a não tombarem sobre a criança se esta se apoiar neles ou tentar trepar.Evite móveis de vidro ou com tampos soltos.

Proteja os cantos mais agressivos, sobretudo os que se encontram ao nível da cabeça da criança.No quarto evite quadros pesados com vidro, prefira posters ou gravuras leves e certifique-se que estão bem fixos, sem risco de tombarem sobre a criança enquanto dorme ou brinca.Não coloque a cadeirinha ou a alcofa do bebé sobre os móveis. É preferível pousá-lo no chão para eliminar o risco de queda. De qualquer forma, mantenha os cintos sempre apertados. Espreite regularmente para baixo dos móveis para detectar eventuais perigos antes da criança o fazer - botões, moedas ou tampas de caneta desaparecidos, tomadas brilhantes desprotegidas, extensões eléctricas esquecidas,…

Tomadas, candeeiros e aquecedores
As tomadas deverão estar a mais de 1,50 m de altura e longe da cama ou da cómoda sobre a qual muda o bebé. Se tal não for possível, as tomadas deverão estar sempre protegidas com dispositivos bem adaptados ao seu tamanho e que só possam ser retirados com a ajuda de uma ferramenta própria. Elimine fios soltos e extensões. Já agora lembre-se que as tomadas nas casa de banho são um risco acrescido.

Se as tomadas não têm um mecanismo de protecção próprio (se não exigem dois movimentos coordenados para ligar uma ficha), é conveniente usar protecções para tomadas que só possam ser retiradas com a ajuda de uma pequena chave ou outro instrumento. Estes protectores devem adaptar-se perfeitamente à tomada e ser dificeis de retirar com os dedos mesmo para um adulto. Se estiverem folgados e forem facilmente retirados pelos dedos hábeis das crianças, podem constituir um risco de asfixia.
Não cubra os aquecedores ou os candeeiros pois existe um perigo real de incêndio. Mantenha os aquecedores afastados de cortinas, sofás, qualquer tecido e, obviamente, longe da cama do bébé. Não use aquecedores a gás nos quartos de dormir.

Janelas
Proteger as janelas com "limitadores de abertura" (abertura máxima 10cm), permite que o ar circule e evita que a criança possa cair. Estes dispositivos variam consoante o tipo de janela e devem necessitar de dois movimentos coordenados para que seja possível a sua abertura, a fim de dificultar o seu manuseamento por crianças pequenas.

Varandas
Verifique que a guarda de protecção tem no mínimo 110cm de altura e que não há hipótese de escalada.As guardas com travessas horizontais facilitam e convidam a criança a trepar enquanto as verticais dificultam. Não deve ser possível que a criança passe por baixo ou através da guarda.A distância entre os prumos não deverá ser superior a 10cm