Mamãs estejam sempre alertas!!!

20.4.06

Segurança na cozinha


Produtos Tóxicos

Mantenha os tóxicos e medicamentos fora do alcance das crianças;- Não misture medicamentos diferentes no mesmo frasco;- Não guarde os medicamentos ou outros produtos tóxicos em frascos que não sejam os do próprio medicamento, pode enganar a criança e levá-la a pensar que se trata de água ou de sumo;

- Não deixe embalagens semi-abertas ou em locais acessíveis, nem que seja só por cinco minutos;- Devolva os restos de medicamentos na farmácia. Nunca os deite no lixo normal ou noutros locais onde as crianças possam ter acesso;- Deite as embalagens vazias de produtos de limpeza nos contentores próprios para o efeito que algumas autarquias já dispõem; - Tenha especial cuidado quando a criança vai visitar outras pessoas que possam não ter crianças em casa;- Tenha especial atenção ás situações em que há mudança das rotinas caseiras;
Sempre que comprar produtos tóxicos ou corrosivos, escolha aqueles que possuam tampa de segurança.


Fogão

Na cozinha o bébé pode queimar-se gravemente na porta do forno sobretudo quando começa a por-se de pé e andar, são frequentes e graves as queimaduras da palma da mão quando o bébé se apoia. Enquanto cozinha tenha atenção aos alimentos líquidos muito quentes, ás pegas dos tachos, panelas e frigideiras, se eles ficam voltados para fora pode acontecer um acidente grave. Evite cozinhar com o bébé ao colo.

As saídas e exaustores dos aparelhos (chaminés, etc) devem ser periodicamente vistoriadas, a fim de evitar incêndios.

Fornos micro-ondas

Quando aquecer o biberão no micro-ondas, verifique sempre a temperatura do leite porque o vidro pode ficar morno e o leite a ferver. O biberão ou recipiente tapado pode fazer com que, quando retira a tampa, o líquido fervente salte e queime a cara e as mãos.Quando aquecer a papa do bébé no micro-ondas deve mexer muito bem para misturar o seu conteúdo e tornar a temperatura homogénea.O aquecimento de alimentos que têm uma parte sólida e uma parte líquida pode provocar queimaduras graves.

As facas, as latas e os copos de vidro

Na cozinha devemos ter um especial cuidado com os objectos cortantes. É aqui que na maior parte das vezes usamos facas, abrimos latas e partimos copos, criando as condições perfeitas para os ferimentos por corte. È fundamental que as facas, as latas e os copos de vidro estejam fora do alcance de crianças, não só porque podem não saber usá-las convenientemente, mas porque podem querer utilizá-las nas brincadeiras com outras crianças ou imitar os adultos.
Alimentação

Ao fazer a introdução da comida da família, tenha muita atenção aos alimentos duros e lisos, como os amendoins, nozes e cenoura crua, que podem causar asfixia. Nunca tente apagar um óleo em chama com água, pois poderá propagar o incêndio em vez de o apagar.Tenha um kit de emergência contra incêndio na cozinha, composto por um exaustor e um cobertor adequado para abafar as chamas.


Cadeiras para dar de comer ao bébé

Se utiliza uma cadeira alta para dar de comer ao bébé, verifique a sua estabilidade, encoste-a à parede e aperte o cinto, utilizando de preferência um tipo de arnês que passa sobre os ombros da criança.



Não deixe o bebé sozinho e caso tenha mais crianças pequenas por perto a atenção deve ser redobrada, pois facilmente poderão desequilibrar a cadeira.


Electrodomésticos

Electricidade e água não combinam bem - todos os electrodomésticos e tomadas situados na casa-de-banho, na cozinha ou até mesmo na sua garagem devem ser objecto de mais cuidado. Não deixe a criança servir-se de electrodomésticos antes de ter maturidade e idade para tal. De qualquer maneira, as primeiras vezes que se serve deles deverá ser com supervisão dos adultos, até aprender a utilizá-los com todas as precauções e dando todos os passos com segurança. E já agora, depois de utilizar os aparelhos não os deixe ligados ou por arrumar. Desligue-os da tomada, enrole o fio e não o deixe ao alcance das crianças.Lembre-se que nunca se deve mexer em aparelhos eléctricos com as mãos húmidas, mesmo em situações tão simples como acender uma luz num interruptor.