Mamãs estejam sempre alertas!!!

20.4.06

Segurança no quarto

Camas e berços

A cama deve ser sólida e estável, sem arestas nem qualquer saliência onde possa ficar preso um botão da roupa do bébé, a corrente da chupeta ou qualquer outro adereço. As grades devem ter uma altura mínima, pelo interior, de 60 cm e não devem ter aberturas superiores a 6 cm. O colchão deve ser firme e estar bem ajustado ao tamanho da cama. Certifique-se de que a cama obedece às normas de segurança europeias.

O que fazer em casode emergência?
Dentro da cama, deite o bébé de costas, sem almofadas ou brinquedos, para evitar o risco de asfixia, ou, mais tarde, para que não possam servir de degrau e provocar uma queda.

Beliches

Evite deitar crianças com menos de seis anos no beliche de cima e assegure-se da existência de uma grade de segurança nos lados abertos. Esta grade deve ser estável e ter uma altura mínima de 16 cm em relação à parte superior do colchão, estavelmente colocada.

Móvel para mudar o bébé


A muda do bébe deve ser feita com tudo aquilo de que precisa à mão. O bébé não pode ficar sozinho nem por um segundo; num instante ele rebola e pode cair. Mantenha sempre uma mão sobre a criança enquanto a veste ou despe.O móvel para mudar o bébé deve ser estável e ter o rebordo elevado.Se for comprar um móvel para mudar o bébé, verifique se este obedece às normas de segurança europeias.