Mamãs estejam sempre alertas!!!

20.4.06

Varicela




É uma doença infecciosa que aparece normalmente na infância. É causada por um vírus da família do herpes, vírus este que é também responsável pelo desenvolvimento da Zona.
Caracteriza-se pelo típico aparecimento de pequenas bolhas (vesículas) contendo um líquido incolor no seu interior, que surgem 2 a 3 semanas depois do contágio.
Pode haver também febre baixa e dores de cabeça ligeiras, para além de certo prurido causado pelas vesículas.
Essas lesões da pele abrem, deixando sair o líquido para o exterior, e depois cicatrizam. Muitas vezes encontram-se na mesma pessoa bolhas em várias fases de evolução.
Quando deixam de aparecer vesículas com líquido, a doença deixa de ser contagiosa, embora a cicatrização e o seu total desaparecimento possam demorar algum tempo.
Um dos problemas que se colocam é a infecção das vesículas devida ao coçar com as unhas. É por isso que se recomenda aplicar um desinfectante sobre essas bolhas até que elas cicatrizem, embora não esteja demonstrada a sua vantagem.
Pode ser por vezes necessário utilizar antipiréticos ou analgésicos, mas a doença é de cura espontânea e raramente tem complicações. O uso de aspirina (ácido acetil-salicílico), contra-indicado nas crianças, é aqui particularmente perigoso.
Nos casos mais graves, sobretudo nos adultos, pode-se utilizar o aciclovir, que é a mesma droga usada no tratamento do herpes